Página Inicial

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Saúde realiza II Oficina de Atenção às Condições Crônicas

Saúde realiza II Oficina de Atenção às Condições Crônicas

A Diretoria de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (DAB/Sesau) realiza, nas próximas quarta (10), quinta (11) e sexta (12) a II Oficina de Atenção às Condições Crônicas. O evento acontece das 8h às 17h, no Hotel Tambaqui, no bairro da Ponta Verde, e é voltado para profissionais das áreas de medicina, odontologia e enfermagem.
A atividade pretende atualizar os técnicos municipais com relação às doenças crônicas, trabalhando prevenção e tratamento. “O objetivo é melhorar o controle dessas condições, dando mais qualidade de vida à população e, além disso, garantir um tratamento eficaz para as pessoas que já as possuem”, destaca a assistente social Elisabeth Toledo, técnica da DAB.
Ela acrescenta que a ideia é preparar os profissionais para o atendimento de pacientes com doenças como diabetes e hipertensão. “É na Atenção Básica que esses casos devem ser tratados e queremos que eles reconheçam, já no primeiro momento, as pessoas que estão em processo de desenvolvimento dessas doenças, evitando que elas se instalem”, disse.
Durante os três dias, serão abordados temas como envelhecimento ativo; epidemiologia e fisiologia do envelhecimento e insuficiência cognitiva; osteoporose; saúde bucal; alimentação saudável; diabetes mellitus e pé diabético; hipertensão e urgência hipertensiva; cuidados na atenção básica e saúde do homem.
Doenças crônicas
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais relacionadas a fatores de riscos não modificáveis, como idade, sexo e raça, e modificáveis, com destaque para tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e obesidade.
Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que essas enfermidades já são responsáveis por 58,5% de todas as mortes ocorridas no mundo e por 45,9% da carga global de doença, constituindo um sério problema de saúde pública tanto nos países ricos quanto nos de média e baixa renda.
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário