Página Inicial

sábado, 5 de outubro de 2013

Outubro é o mês da prevenção ao câncer de mama

Outubro é o mês da prevenção ao câncer de mama

Além de uma maior conscientização sobre os exames preventivos, as mulheres devem estar atentas  aos hábitos alimentares e à importância de não fumar.
 
Pesquisas têm constatado que determinados alimentos contêm propriedades que ajudam na prevenção e no período de tratamento da doença
 
O mês de outubro é marcado pela conscientização mundial sobre do câncer de mama. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que a doença representa cerca de 22% dos diagnósticos de câncer a cada ano. E cuidar da alimentação é um dos primeiros passos para prevenir essa doença que só em 2012 atingiu mais de 52 mil mulheres brasileiras.
 
Quanto mais cedo o câncer é detectado, maior a chance de cura e menos agressivos são os tratamentos. O câncer de mama é caracterizado pelo desenvolvimento atípico e anormal das células do seio. A divisão e reprodução celular desequilibrada originam um tumor que, ao crescer, substitui o tecido saudável. Em casos de diagnósticos tardios ou em casos muito agressivos, há o risco de ocorrer metástase, que é quando o câncer de mama mig ra para outro local do corpo.
 
A prevenção é o fator-chave para o diagnóstico e tratamento bem-sucedidos do câncer de mama, e além do autoexame cuidadoso das mamas e consultas periódicas ao ginecologista, é preciso se atentar aos hábitos físicos e alimentares, e aos malefícios do tabagismo. 
 
De acordo com Dr. Ricardo Caponero, médico oncologista e Presidente do Conselho Científico da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), 100% dos casos têm alterações nos genes, e mais da metade - 70% - possui relação com fatores ambientais.  "Apenas 30% dos casos podem ser considerados hereditários, ou seja, transmitidos por herança genética". 
 
Exames - Segundo o oncologista Dr. Ricardo Caponero, o autoexame pode ser recomendado a partir do desenvolvimento das mamas. "O ideal é que a mulher faça o exame na mesma fase do ciclo menstrual". Para realizar o autoexame, o especialista recomenda iniciar com uma inspeção das mamas em frente ao espelho ou durante o banho, e apalpar o seio em movimentos circulares. O principal sintoma da doença é a presença de um caroço no seio ou na axila. No entanto, o Dr. Caponero explica que podem haver outros sintomas, como alteração no aspecto dos seios, inversão do mamilo e secreção.
 
A mulher deve se consultar com o ginecologista anualmente e fazer os exames preventivos indicados para cada idade. Os principais são a mamografia, o ultrassom das mamas e a ressonância magnética.
 
Nenhum alimento ou tratamento natural pode, por si só, curar o câncer. Mas pesquisadores têm constatado que determinados alimentos contêm propriedades que ajudam no tratamento e na prevenção da doença.
 
Para o Dr. Mohamad Barakat, nutrólogo consultor da farmácia online Netfarma (http://www.netfarma.com.br ), a mudança de hábitos alimentares pode ajudar na prevenção do câ ncer de mama graças a determinados nutrientes que fortalecem o organismo. "Há alimentos que possuem propriedades preventivas, capazes de atuar na redução do surgimento de células cancerígenas, ou de fortalecimento do organismo, importante para quem está se tratando da doença sem danificar as células saudáveis da mama".
 
Estudos recentes da Universidade de Southamton, da Inglaterra, mostram que o agrião contêm propriedades que poderiam frear o crescimento de tumores no seio. Os pesquisadores verificaram que o feniletil isotiocianato, composto que dá o sabor picante à folha, pode bloquear a função da proteína HIF, que é uma das responsáveis pelo aumento de novos vasos sanguíneos que levam ao desenvolvimento do câncer de mama. 
 
Para quem deseja seguir uma alimentação preventiva, o especialista consultor da Netfarma recomenda alimentos de coloração vermelhada, como tomate e açafrão, ricos em licopeno e flavonoides, a soja e seus derivados (leite, tofu), fontes de is oflavonoides - também conhecidos como fitoestrogênios - caracterizados como compostos químicos de estrutura similar ao estrogênio humano, que podem inibir o crescimento celular e a proliferação de tumores. "É importante que esses alimentos não sejam consumidos em excesso, mas sim incluídos de forma equilibrada na alimentação", recomenda Dr. Barakat. 
 
O livro Anticâncer - Prevenir e vencer usando nossas defesas naturais, do médico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh, David Servan-Schreiber, apresenta dados que indicam uma epidemia de câncer gerada pelo estilo de vida iniciado na Segunda Guerra Mundial. Segundo o autor, além da predisposição genética e o do tabagismo, outros fatores relevantes associam a dieta tradicional dos ocidentais -  com o consumo excessivo de açúcares, farinhas refinadas, carne vermelha e laticínios de animais criados em escala industrial (ou seja, que recebem hormônios), além do sedentarismo e pouca ati vidade física - à doença. 
 
Outubro Rosa - O movimento foi originado na última década do século 20 nos Estados Unidos e disseminado para todo o mundo. Anualmente, empresas e entidades lançam campanhas de conscientização e diagnóstico precoce do câncer de mama, e oferecem orientação acerca de como o estilo de vida pode influenciar o quadro. 
 
Sobre a Netfarma - A farmácia online 100% nacional comercializa todos os medicamentos, dermocosméticos, suplementos alimentares, produtos de saúde, fitness, higiene, perfumaria e beleza, para atender às necessidades do consumidor de qualquer lugar do Brasil. Através do site http://www.netfarma.com.br , http://m.netfarma.com.br (para dispositivos móveis) ou do call center (11) 4619-8800, é possível comprar remédios e produtos de saúde c om segurança, rapidez, facilidade de compra, melhores preços e serviços e condições especiais de pagamento.  Fundada em 2012, a empresa é gerida por um time forte que reúne a visão avançada sobre a área da Saúde e a experiência do mundo digital e de e-commerce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário