segunda-feira, 17 de junho de 2013

Mais de 17 mil quilos de sementes são entregues no Litoral Norte de Alagoas
Região está diversificando a atividade agrícola a partir do cooperativismo e associativismo

 Agricultores do Litoral Norte de Alagoas foram beneficiados com mais de 17 mil quilos de sementes de feijão de arranca, feijão de corda e milho. A solenidade de entrega aconteceu nesta terça-feira (14), na cidade de Porto Calvo.
O vice-governador José Tomaz Nonô disse que o Governo festeja a entrega de sementes e faz planos para trazer mais programas relacionados à agricultura para a Região Norte, como o Programa de Avicultura Familiar (PAF), implementos agrícolas, máquinas e mais assistência técnica.
O secretário da Agricultura, José Marinho, destacou a relevância de ter ótimos parceiros nestas ações, que refletem positivamente na economia dos agricultores familiares, dos municípios e do Estado. “Constatamos que a Região Norte está em constantes mudanças em relação às culturas de plantio: anteriormente predominou o cultivo da cana-de-açúcar, porém, por diversos motivos, esta situação está sendo modificada. Nós, enquanto governo, estamos empenhados em ajudar os pequenos agricultores a ter um rendimento econômico satisfatório e o caminho para isto acontecer é o cooperativismo e o associativismo, onde todos ganham igualmente e trabalham de forma organizada”, defendeu.
O presidente da Coopenorte, Pedro Elias, falou da importância da entrega de sementes para os agricultores. “A satisfação é grande em recebê-las, porque queremos ajudar o Estado de Alagoas a crescer e o governador Teotonio Vilela, junto com sua equipe, está dando mais oportunidade de melhoria de vida para todos”, frisou.
Segundo ele, os agricultores iniciarão de imediato o plantio das sementes doadas pelo governo, que são de qualidade genética, aproveitando o período das chuvas em Alagoas. A expectativa é de boa colheita e comercialização dos produtos agrícolas.
O Litoral Norte já é assistido por programas ligados à agricultura, entre eles o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Educação Escolar (PNAE), o Programa do Leite, e também o Programa de Sementes.
No ano de 2012, a região recebeu, por meio da cooperativa Coopenorte, um trator e um caminhão, resultado de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), que beneficiou centenas de cooperados, ajudando com a logística de entrega de produtos nas cidades.
Participaram do ato de entrega das sementes os prefeitos dos municípios de Porto Calvo, Ormindo Uchôa; de Japaratinga, Newberto das Neves; Barra de Santo Antônio, Rogério Farias, e de Jundiá, Carlos Antônio Moraes. Participaram ainda do evento vereadores, secretários municipais de Agricultura, membros de cooperativas, assentamentos e associações de agricultores familiares.


Fonte: Agência Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário